terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Igreja Universal do Reino de Deus


Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma denominação cristã, como religião evangélica neopentecostal,[8] [9] com sede no Templo de Salomão, na cidade de São Paulo, Brasil.[10] [11] Fundada em 9 de julho de 1977 por Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares, tornou-se um dos maiores grupos neopentecostais brasileiros.[12] [13] Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a IURD tem mais de seis mil templos, 12 mil pastores e 1,8 milhão de fiéis ao redor do país,[1] [14] . São cerca de 8 milhões de seguidores e 15 mil pastores em 105 países (segundo estimativas próprias),[6] [15] sendo mais popular em nações de língua portuguesa.[7] [16] É uma das maiores organizações religiosas do Brasil e a 29ª maior igreja em números de seguidores do mundo.[3] [17]
Além dos cultos, a Universal também desenvolve ações filantrópicas em várias partes do Brasil e do mundo, através de projetos como a Sociedade Pestalozzi em São Paulo, o Projeto Nordeste na Bahia, a Associação Beneficente Cristã e a Escola Bíblica Infanto-Juvenil. Também organiza em seus templos mutirões de caridade para ajuda de vítimas de desastres naturais, como nas enchentes de Santa Catarina no ano de 2008 e nos deslizamentos de terra no Rio de Janeiro em 2011. As ações humanitárias também se desenvolvem em outros países, em especial nos africanos, com a distribuição de preservativos no combate à AIDS.
A Rede Aleluia, a qual pertence a Igreja Universal, possui mais de 76 emissoras de rádio AM e FM, que cobrem mais de 75% do território nacional, e mais de 20 retransmissoras da TV Universal. Na internet, ela tem o portal Universal.org. e na mídia impressa possui a Folha Universal e as revistas Plenitude, Obreiro de Fé e Mão Amiga. Na área da indústria fonográfica, a Universal conta com a gravadora Line Records, especializada no gênero gospel. A Unipro é responsável pelas publicações dos livros da Universal, cujos principais autores são Edir Macedo e os bispos da própria Igreja Universal. Com dezenas de títulos publicados, destacam-se Nos Passos de Jesus e Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, com milhões de exemplares vendidos. A Rede Record, embora não pertença diretamente à instituição Igreja Universal e sim a Edir Macedo,[18] é controlada por pastores e bispos da Universal, entre eles o bispo Honorilton Gonçalves, vice-presidente da emissora.[19] [20] Soma-se ainda a Central Record de Comunicação e as emissoras de rádio e televisão da igreja, tornando a IURD a maior controladora de concessões de televisão do Brasil, ultrapassando o Grupo Globo em número de emissoras próprias.[21]
No entanto, a Universal tem sido alvo de críticas e controvérsias, principalmente em relação a cobrança do dízimo, que seria desviado para o enriquecimento dos pastores. No âmbito do Judiciário, tais acusações foram arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal.[22] Também há acusações de influência política e de intolerância contra católicos e seguidores de religiões afro-brasileiras. Contudo, dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgados em junho de 2015 apontam que também os adeptos da Universal denunciam serem vítimas de preconceito religioso.[23] Em 24 de maio de 1992, Edir Macedo, o líder da IURD,[24] foi preso após um culto realizado em um antigo templo da igreja localizado no bairro paulista de Santo Amaro, acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo.[25] Onze dias depois, Macedo foi solto. As acusações foram posteriormente arquivadas e ele inocentado por falta de provas.[26]

História
Fundação com R. R. Soares e rompimento
A denominação foi fundada em 9 de julho de 1977, quando Edir Macedo e seu cunhado, Romildo Ribeiro Soares (R. R. Soares), abriram pela primeira vez as portas da futura Igreja Universal. Macedo, na época ainda um pastor, iniciou as primeiras reuniões num coreto do Jardim do Méier, zona norte do Rio de Janeiro e, depois de algum tempo, no espaço físico de uma funerária alugada. Trinta anos depois, transformar-se-ia num dos maiores e mais bem-sucedidos fenômenos religiosos do país, atuando de forma destacada na política e na mídia brasileira.[27]
Antes disso, Macedo, atual líder espiritual da Universal,[28] e R. R. Soares, que se conheciam desde 1968 através da Igreja Cristã de Nova Vida, de Robert McAlister, decidiram criar uma igreja própria, batizada na época de "Ministério Cruzada Para o Caminho Eterno" e depois "Casa da Bênção". A criação de uma nova denominação era um sonho de ambos. Macedo era contra a grande influência dos membros da Nova Vida, uma denominação que, segundo ele, servia apenas para atrair pessoas que não eram de nenhuma igreja protestante.[27] [29] Em 7 de junho de 1980, depois de terem reunido quinze pastores, Soares e Macedo ainda divergiam nos interesses e modo de pensar, o que os levou a seguir caminhos diferentes. Enquanto Macedo ministrava e tentava a expansão da igreja nos Estados Unidos, Soares, visando a expansão no Brasil, contratou pastores de outras denominações. Esta atitude irritou Macedo, que sempre foi contra esta integração, pois seu intuito era criar uma denominação sem se misturar com as igrejas pentecostais tradicionais. Além disto, segundo Macedo, Soares não cumpria com os compromissos financeiros da igreja no Brasil e reforçava a imagem do "Missionário R. R. Soares".[30]
Macedo e Soares decidiram realizar uma eleição com os quinze pastores presentes em uma assembleia excepcional: caso Soares ganhasse, apoiaria a obra missionária de Macedo no estado de Nova Iorque; se Macedo ganhasse, a Igreja Universal apoiaria o trabalho evangelístico de Soares. Foram doze a favor de Edir e três contra, um resultado que levou Soares a se desligar e fundar a Igreja Internacional da Graça de Deus. No acordo da separação, Soares ficou com os direitos autorais dos livros de Thomas Lee Osborn, que haviam sido adquiridos pela Igreja Universal.[30] [31]

Expansão nacional
Ricardo Mariano[nota 1] afirma que a expansão da IURD foi rápida desde o princípio e que nenhuma outra denominação conseguiu crescer tanto no Brasil em menos de uma década. Em 1985, então com oito anos de fundação, a Universal tinha 195 templos em quinze unidades federativas. Depois de apenas dois anos, a IURD contava com 356 templos em dezoito unidades federativas. Em 1989, ano em que Edir Macedo começou a negociar a compra da Rede Record, a igreja já tinha 571 templos, um crescimento de 2 600% na década de 80. Nos primeiros anos, sua distribuição geográfica concentrou-se nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais [32] e nas regiões metropolitanas de São Paulo e Salvador. Mais tarde, expandiu-se para as cidades grandes e médias.[33] Em São Paulo, a primeira IURD foi fundada em julho de 1980 na avenida Doutor Gentil de Moura. Em Salvador, na rua do Tijolo.[34]

O principal templo da IURD no mundo é o Templo de Salomão, localizado no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Antes da construção do templo, a sede da Universal localizava-se na Catedral Mundial da Fé, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que comporta doze mil pessoas.[35] O segundo maior templo em São Paulo fica no bairro de Santo Amaro.[36]
A IURD está presente em todos os estados brasileiros, sediada em locais que vão desde templos próprios até galpões alugados, presídios, cidades ribeirinhas na região da floresta amazônica e até mesmo em aeroportos.[37] [38]
De acordo com dados do censo brasileiro de 2010, realizado pelo IBGE, a IURD possui 1,8 milhão de adeptos. Entretanto, a própria IURD contesta estes números e apresenta dados próprios baseados em depoimentos de pastores que, por sua vez, afirmam que a pesquisa do IBGE "é deficiente e incompleta por não realizar entrevistas em locais nos quais a Igreja Universal é mais presente, como áreas carentes e de poucos recursos econômicos, como comunidades, favelas e morros brasileiros".[39]
Em outubro de 2015, a Universal informou possuir 7.157 templos e catedrais no Brasil e 2.663 igrejas no exterior. A denominação conta com 112 bispos e 11.504 pastores no Brasil, além de 48 bispos e 3.953 pastores nos demais países. A Universal informa e, segundo cálculo da instituição, conta com 7 milhões de adeptos do Brasil e mais de 1,2 milhão no exterior.[15]

Expansão internacional
Na década de 1990, a IURD já estava presente em todos os estados do Brasil, época na qual obteve uma taxa de crescimento anual de 25,7%, saindo de 269 mil para 2,1 milhões de fiéis e espalhando-se para mais de oitenta países, em todos eles, mantendo o foco nas pessoas das camadas mais pobres e menos escolarizadas da população.[27]
A trajetória internacional da instituição começou pelos Estados Unidos, em meados de 1986, a Igreja já completava 9 anos de existência, quando Edir Macedo decidiu viajar para o país. "Sabia que ali era o centro do mundo, o caminho certo para o avanço internacional da pregação do Evangelho", diz ele.[40] O primeiro templo aberto foi o de Mount Vermont, no estado de Nova Iorque, com o nome de "Universal Church", e que se expandiu para outros bairros nova-iorquinos como Manhattan e Brooklyn.[41]
Em 1998, a IURD já possuía mais de três mil templos distribuídos em mais de cinquenta países, principalmente Portugal, Moçambique, Angola, Argentina e África do Sul, países nos quais a igreja tornou-se mais popular.[33]
Atualmente, a Universal está presente em cerca de duzentos países do mundo.[7] [42] Em 1993 a IURD estava em Toronto, iniciando seu trabalho em língua portuguesa no Canadá.[43]
Ainda nos anos 1980, a IURD se expandiu para a América, Europa, Ásia e África,[44] [45] chegando a estar em mais países do que famosas empresas multinacionais como o McDonald's.[46] Em entrevista para a revista CartaCapital, o sociólogo Eduardo Guilherme de Moura Paegle afirmou que o crescimento da IURD é uma "McDonaldização" da fé, uma comparação com a estratégia fast-food da rede norte-americana. "O McDonald's está em 125 países, a Igreja Universal está em 190. Ou seja, ela está presente aonde o McDonald's não chegou", afirmou Eduardo ao vivo no programa da TV Universal.[47]
Na Europa a IURD instalou-se primeiro em Portugal, em 1989,[48] e a primeira igreja da Universal localizava-se na Estrada da Luz, 28 C, em Lisboa. As reuniões eram comandadas pelo bispo Paulo Roberto Guimarães, que naquela época contava com um templo alugado e de pequeno porte, com capacidade para apenas 200 pessoas. Atualmente, a IURD conta com mais de cem templos e mais de trinta mil membros em Portugal.[49] [50]
O Japão foi o país escolhido pela IURD para iniciar suas atividades na Ásia. Em 1996, na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, uma região na qual ainda hoje vive uma das maiores concentrações de brasileiros residentes do Japão, foi inaugurado o primeiro templo da IURD. Em 2008, já existiam quatorze templos e milhares membros em todo o país.[51] [52] [53] Na Índia, a IURD está presente desde a segunda metade da década de noventa, com concentração na região sul do país, onde é maior a população de cristãos.[54]
No Reino Unido a IURD possui mais de trinta templos e está sediada em Londres, num antigo teatro que foi cenário das primeiras apresentações dos Beatles. Mas é nos países árabes que a IURD está se expandindo mais recentemente, com destaque para o Senegal.[52]
A Universal também está presente em países africanos desde a fundação do Cine África, em Moçambique, em 27 de novembro de 1992, hoje com sua sede no bairro do Alto-Maé, em Maputo, a capital do país. A Universal moçambicana passou a oferecer programas diários de rádio e televisão através da Record Moçambique, com cobertura em todas as capitais provinciais, e também programas através das televisões STV e da Rádio Miramar FM (Record Moçambique) — filial da Rede de Comunicações Miramar — com programas locais em Maputo e Beira da "Rádio 99 FM, Rádio Super FM", Rádio Terra Verde e Rádio Top FM, IURD Moçambique (portal de internet), Folha Universal Moçambique (jornal impresso), que são distribuídos por todo o país.[55] Em 2006, a Igreja Universal se instaurou na Ucrânia, país da Europa Ocidental.[56]
Os pastores pregam em vários idiomas e lugares do mundo, como inglês, espanhol, francês, russo, japonês, africâner, zulu, além de outros idiomas e dialetos. Desses pastores, 99% são brasileiros.[39] [45] Segundo Paul Freston, autor do livro Dynamiques Religieuses en Lusophonie Contemporaine, o processo de expansão mundial da Universal fez parte de uma das principais transformações religiosas no final do século XX, como o crescimento do pentecostalismo em escala global, expandido-se para várias regiões do planeta.[57] Depois dos Estados Unidos, as nações de língua espanhola foram as primeiras que a IURD teve presença. O primeiro templo foi aberto em 1989, na cidade de Concordia, na Argentina, tempo mais tarde espalhando-se pela América Latina.[45]

Templo de Salomão
Entre 2010 e 2014, a IURD construiu na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, uma réplica do Templo de Salomão que atualmente é a sede mundial da IURD, sucessora do Templo da Glória do Novo Israel. Construído tomando como referência o antigo Templo de Salomão de Jerusalém,[nota 2] sua capacidade é de dez mil pessoas sentadas. Com uma altura equivalente à de um prédio de dezoito andares e setenta mil m2, ocupa o espaço equivalente a dezesseis campos de futebol, sem contar dois subsolos.[59] [60] É o maior espaço religioso do Brasil.
O custo estimado da obra foi de aproximadamente 680 milhões de reais.[4] O altar e a fachada do templo foram feitos com pedras nativas de Israel.[60] A construção consumiu 28 mil m³ de concreto e duas mil toneladas de aço, o bastante para construir duas vezes o Palácio do Planalto, que é a sede do gabinete presidencial brasileiro, localizado em Brasília.[63] .
O templo foi construído com estratégias que visam a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, dentre elas o uso racional da energia, reutilização de água e calor. É o primeiro espaço religioso do país a conquistar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um reconhecimento ao empreendimento “selo verde”.[64]
A construção do templo gerou repercussão na mídia dentro e fora do Brasil, com o jornal britânico The Guardian ressaltando a grandeza da obra e a comparando-a ao Cristo Redentor, dizendo que a igreja deixará a estátua do Rio de Janeiro "na sombra".[65] O jornal The New York Times, dos Estados Unidos, concordou com a opinião da Juventude Judaica Organizada em São Paulo, que disse que, ao promover as tradições judaicas, o projeto pode ajudar no combate ao antissemitismo.[66]
A Universal publicou uma nota contrariando uma matéria publicada pelo site "Gospel +" que afirmava que o custo do templo teria sido de aproximadamente 1 bilhão de reais. A IURD alega que os gastos com a construção seriam de 400 milhões de reais. "Onde estão tais veículos? Quais são as reportagens? Originalmente, tal valor distorcido foi difundido pelo portal UOL, que se corrigiu, assumiu o erro publicamente e declarou que publicou a informação sem confirmar, o que pode ter acarretado possíveis transtornos", diz Flávio Ricco do portal UOL.[67]

Estrutura e cargos
Bispo Edir Macedo é o fundador e atual líder espiritual da IURD no mundo.[68]
A Igreja Universal possui uma estrutura hierárquica de cargos[27] que pode ser comparada à estrutura da Igreja Católica.[69] [70]
Os cargos da IURD são, em ordem decrescente:
Bispo, o mais importante da estrutura, os responsáveis pelo trabalho da igreja em um determinado continente ou país. Um deles comanda todos os templos da Universal no mundo, posição atualmente ocupada pelo bispo Macedo, sucessor do bispo Romualdo Panceiro.[71] [72] Abaixo deles estão os bispos responsáveis pelas igrejas em um estado ou província, e, finalmente, os bispos e pastores regionais, que administram uma região específica. Além disso, alguns bispos são encarregados de algumas funções especiais, como, por exemplo, a de cuidar da vida espiritual dos obreiros, função que, no Brasil, é atualmente exercida pelo bispo Domingos Siqueira.[73]
Pastor, cargo que atualmente está subdividido em três categorias: o pastor regional, que administra as igrejas de uma determinada região de um Estado ou província;[74] pastor titular, responsável por ministrar os principais cultos e administrar o corpo de obreiros de uma igreja específica; e o pastor auxiliar, que presta auxílio ao pastor titular, inclusive ministrando alguns cultos em sua igreja.[75]
Obreiro é um voluntário que é selecionado por um pastor titular para realizar atividades diversas, como, por exemplo, dar orientações espirituais aos membros da igreja, visitar os membros afastados para orar e orientar, auxiliar o pastor durante o culto, fazer orações de libertação nos membros durante reuniões de libertação, fazer visitas em presídios e hospitais para orar pelos presidiários e pelos enfermos e outras funções pastorais. Como critérios de seleção, o candidato deve receber o batismo no Espírito Santo, tendo como prova do batismo o dom de línguas e demonstrar o fruto do Espírito Santo. Há mais de quinhentos mil obreiros somente no Brasil.[76] [77] Os obreiros que trabalham no Templo de Salomão são chamados de "levitas", uma referência aos Levitas ("descendentes de Levi"), que eram responsáveis por diversas funções no templo original.[78] Para ser um pastor da Igreja Universal, primeiro o candidato deve ser um obreiro e depois passar no Iburd (Instituto Bíblico Universal do Reino de Deus), tornando-se assim um pastor auxiliar.[75]
Nenhum dos cargos é vitalício, qualquer um pode descer, subir ou sair da hierarquia por motivos morais (infidelidade, roubo, mentira e outros). Eles nunca se aposentam e os que ficam inválidos recebem um auxílio. Pastores só avançam na hierarquia quando são bem casados.[79] [80]

Eventos públicos e pontos turísticos
As primeiras concentrações no Brasil se realizaram em 1987, na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão, Rio de Janeiro, seguidas de eventos no ginásio do Olaria em Bangu e, mais tarde, no Maracanãzinho. Desde então ocorreram várias outras em muitas cidades do país e em outras partes do mundo.[42] [81] Em São Paulo, uma das maiores foi realizada no Vale do Anhangabaú, em 1995, quando foram contabilizadas mais de trezentas mil pessoas e arrecadadas setenta toneladas de alimentos, ocorreram outras no estádio do Morumbi e no Pacaembu.[82] [83] [84] No Centro-Oeste, milhares de fiéis compareceram em grandes concentrações realizadas na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e no ginásio Nilson Nelson em Brasília. No estádio do Maracanã, em 1999, aconteceu a maior vigília da IURD, com 250 mil participantes distribuídos pelo estádio e no Maracanãzinho, além de telões externos para os que não conseguiram entrar. Mais de um milhão de pessoas participaram de uma concentração no Aterro do Flamengo em 1994.[85] [86] As praias na cidade de Salvador também foram cenário para reuniões de grande porte.[87]
Cerimônia de "libertação" em um dos templos da IURD.
O maior conjunto de concentrações já organizado pela Universal aconteceu quando cerca de 8 milhões de pessoas se reuniram simultaneamente em estádios, praias, ginásios e arenas de várias capitais do Brasil, no chamado "Dia D" ("Dia da Decisão").[88] Em São Paulo o evento foi realizado no Autódromo de Interlagos e contou com quase três milhões de pessoas. No Rio de Janeiro, mais de dois milhões de pessoas se reuniram na Enseada de Botafogo. Participaram ainda fieis de Rio Branco, Recife, Goiânia, Salvador, Macapá, Fortaleza, São Luís, entre outras,[89] incluindo cidades em Moçambique e na Argentina.[90] A concentração do Rio foi alvo de críticas do jornal "O Globo", que classificou o evento como um “caos universal e autorizado” por conta do congestionamento provocado. No programa "Fala que Eu Te Escuto", o bispo Clodomir Santos afirmou que o carnaval também causa transtornos no trânsito, mas que ninguém o proíbe ou critica por ser um evento promovido pela Rede Globo e mostrou ao vivo as autorizações recebidas pelo governo.[91] Edir Macedo, afirmou que essas grandes reuniões são algo bom, mas nunca foram de sua preferência, pois, para ele, pregar para poucas pessoas é melhor, por que elas não ficam dispersas, ao contrário do que acontece em mega concentrações.[87]
Na época da construção da Catedral Mundial da Fé, no bairro Del Castilho, no Rio de Janeiro, o edifício foi apelidado de "Maracanã da fé", uma referência ao tamanho da construção, concluída em 1999, em relação ao famoso estádio carioca.[92] Ela abriga o Centro Cultural Jerusalém (CCJ) e uma exposição permanente da segunda maquete de Jerusalém da época do segundo Templo construída no mundo. O CCJ foi inaugurado em maio de 2008 e, de acordo com a Lei Estadual n° 5 375 de 2009, é também um ponto turístico oficial do estado do Rio de Janeiro.[93] [94] O Templo de Salomão está no site oficial da prefeitura da cidade de São Paulo como um dos principais pontos turísticos da cidade.[95]

Empresas do grupo
De acordo com o livro "Breve História do Pentecostalismo Brasileiro" (1994), do escritor Paul Freston, "os evangélicos têm por princípio religioso a divulgação de sua fé e isto deve acontecer por quaisquer meios de comunicação", um princípio seguido pela IURD em sua relação com o setor. O ascendente "evangelismo eletrônico pentecostal" tem provocado um impacto considerável no mercado de comunicação em massa, sobretudo em função do pioneirismo empresarial nesta área por parte da Igreja Universal do Reino de Deus.[1] A IURD conta com uma ampla rede de comunicação que inclui editoras, gravadoras, emissora de TV, rádio, jornal, site e revista.[69]
Ainda de acordo com informações colhidas pelo embaixador americano no Brasil em 2009 para o site WikiLeaks, o governo brasileiro, para não perder o apoio dos evangélicos por conta de seu histórico de relacionamento com a vertente católica da Teologia da Libertação, buscou colocar mensagens de serviço público em veículos de comunicação da Igreja.[96] [97]

Rádio e televisão
O proselitismo no rádio e na TV é o meio mais empregado e efetivo da Universal para atrair rapidamente um grande número de indivíduos das mais diversas localidades para a igreja segundo um estudo feito por Ricardo Mariano.[27] A Universal começou sua programação na televisão pela extinta TV Tupi (canal 6), no Rio de Janeiro, com o programa "Despertar da fé", em 1978, que começava às 07:30 da manhã, um horário desprezado pelas outras emissoras até então.[98] [99] Entre os programas evangélicos da época, faziam sucesso “Vencendo a Crise”, referente ao congresso empresarial, “Santo Culto em Seu Lar”, “Ponto de Luz”, “Fala que eu te Escuto”, “Terapia do Amor”, “S.O.S. Espiritual”, “Jejum dos Impossíveis”, “Desafio da Cruz” e “Nosso Tempo”.[100]
Além das emissoras de rádio e TV do grupo Record, que não possuem cunho exclusivamente religioso,[5] a IURD controla também a Rede Aleluia, uma rede nacional de rádios AM e FM que cobre mais de 75% de todo o território nacional com um repertório musical gospel e programações locais. Outra emissora sob controle da IURD é a TV Universal,[1] [101] cujo principal programa é a "Palavra amiga do Bispo Macedo", reprisado várias vezes ao longo do dia.[100] A Universal controla ainda outras redes de rádio e TV pelo mundo sob o guarda-chuva da Universal Produções, inclusive seis emissoras de rádio em Portugal e duas na França.[102]
Além da TV Universal, a igreja mantém outros programas televisivos em vários outros canais pelo Brasil. Na Rede Record, da qual é controladora, apresenta vários programas durante a programação noturna, inclusive o "Fala que Eu Te Escuto", apresentado ao vivo no início da madrugada desde a década de 90,[103] e o programa "O Santo Culto em Seu Lar", o único que retransmitia uma reunião típica de domingo integralmente na televisão. Ma TV Universal, este programa é transmitido ao vivo.[104] Na TV Gazeta e na RedeTV! também são transmitidos programas da IURD.[105] [106] Em 2011 e 2012, houve tentativas de aquisições de horários e, outras redes televisivas, entre eles a Rede Bandeirantes, SBT e até na Rede Globo.[107] [108] [109]
Com esta estratégia, a IURD gera mais de 240 horas diárias de televisão em todo o Brasil.[110] [111] Em maio de 2013, a Rede CNT rompeu o contrato que tinha com a Igreja Mundial por conta de uma dívida não paga de vinte milhões de reais e e repassou dez horas para a IURD.[112] Em outubro de 2013, o Grupo Bandeirantes de Comunicação cancelou o contrato com a Igreja Mundial, que alugava 21 horas diárias na Rede 21 e nas madrugadas da Band, por atraso dos pagamentos e repassou este tempo para a Universal.[113]
Finalmente, a IURD é dona da gravadora Line Records, cujo cast é majoritariamente formado por bispos e pastores da própria igreja.[5]

Jornais, livros e internet
A IURD publica a "Folha Universal", um jornal nacional que, segundo o próprio periódico, tem tiragem de 1,7 milhões de exemplares por semana,[114] o "Correio do Povo", de Porto Alegre, e o jornal "Hoje em Dia", de Minas Gerais.[5] No exterior, a IURD controla os jornais "Tribuna Universal", em Portugal. e do "Stop Suffering: A New Life Awaits You!", da África do Sul.
A "Plenitude" é a revista oficial do grupo, com tiragem de mais de 250 mil exemplares mensais, e divulga as atividades da IURD juntamente com assuntos variados como notícias e matérias de lazer. É distribuída para os fiéis durante as reuniões e também é utilizada na evangelização nas ruas, hospitais e presídios.[1] [115] Outras revistas incluem a "Obreiro de Fé", com tiragem de mais de trezentos mil, e a "Mão Amiga". Entre os periódicos estão o jornal "Força Jovem", voltado aos jovens e adolescentes, a "Folhinha Universal", para o público infantil, a revista "Educador", voltado aos pedagogos que atendem crianças de até dez anos, e a "A Visão da Fé", direcionado aos auxiliares do bispo Macedo com informações das viagens missionárias do bispo e do crescimento da Rede Aleluia.[1]
No site Universal.org, o antigo "Arca Universal", conta com uma sala virtual de "SOS espiritual" com pastores online.[116] A igreja mantém ainda uma página oficial no Facebook e conta com um aplicativo na rede social através do qual os usuários podem fazer suas doações para a construção de templos, ofertas, pagamento de dízimo e outras funções relacionadas.[117]
A Unipro, uma editora pertencente à Universal, já lançou mais de trinta livros com vendagem superior a dez milhões de exemplares, principalmente os de autoria do próprio bispo Macedo. Somente "Nos Passos de Jesus" já vendeu mais de três milhões de exemplares.[118] Logo em seguida está "Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?", que adicionalmente é livro evangélico publicado no Brasil com a maior tiragem de lançamento, também com mais de 3 milhões de exemplares vendidos.[119] A Unipro também já lançou vários outros livros de autores como Cristiane Cardoso e Ester Bezerra, filha e esposa de Bispo Macedo respectivamente.[1] , inclusive 55 títulos infantis.[100] O livro "Nada a Perder – Momentos de Convicção que Mudaram a Minha Vida", é uma trilogia escrita pelo bispo Edir Macedo que conta toda a trajetória da IURD e suas organizações, as rivalidades, disputas, doutrinas e ensinamentos da instituição. Nos sessenta dias seguintes ao lançamento, o livro chegou à marca de 350 mil exemplares vendidos, tornando-se o mais bem-sucedido título no ano de 2012.[120]

Outros empreendimentos
O grupo controla ainda uma variada gama de outras empresas como a Uni Line que atua na área de processamento de dados, a Frame, uma produtora de vídeo, o Banco de Crédito Metropolitano, a Unimetro Empreendimentos, a Cremo Empreendimentos, a New Tour, uma agência de viagens, a construtora Unitec, a Uni Corretora, a Investholding Limited e a Ediminas S/A, uma fábrica de móveis sediado em Belo Horizonte que fabrica os bancos para os templos.[102] Na França, contrla uma uma construtora e duas agências de viagens.[102]
A Universal tem mais de 8.800 imóveis alugados para os pastores e edifícios usados como templos.[121]

Doutrinas, ensinamentos e símbolos
De acordo com a instituição, as doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus derivam dos ensinamentos bíblicos interpretados de maneira semelhante à de outras denominações protestantes neopentecostais. Entretanto, existem particularidades importantes, como os sacrifícios espirituais e materiais,[122] [123] o caráter sobrenatural atribuído às celebrações do batismo por imersão, do batismo com o Espírito Santo[124] e à Santa Ceia do Senhor. A igreja prega a "teologia da prosperidade", destacando em seus programas de televisão testemunhos de sucesso financeiro de seus fieis.[69]

Doutrinas e teologia
A igreja manteve por alguns anos a "Faculdade Teológica Universal do Reino de Deus" (Faturd), na cidade do Rio de Janeiro, que fornecia cursos básicos de teologia em três anos e o bacharelado em quatro. A iniciativa acabou quando o bispo Edir entendeu que, para alcançar seus objetivos expansionistas, a formação teológica, além de inútil, desapareceria com o tempo, pois reduzia o fervor dos estudantes e os mantinha distante de seus interesses reais e das necessidades imediatas das pessoas que frequentavam a IURD. Ele não apenas extinguiu essa faculdade teológica como também, iniciando uma controvérsia com a erudição teológica, publicou o livro "A Libertação da Teologia", título no qual critica o qie ele chamou de "cristianismo de muita teoria e pouca prática; muita teologia, pouco poder; muitos argumentos, pouca manifestação; muitas palavras, pouca fé".[27]
Outras doutrinas ensinadas pela Universal são a existência de um só Deus, formado pela Trindade Pai, Filho e Espírito Santo, a volta de Jesus Cristo pelo arrebatamento, a salvação da alma pela fé em Cristo ("sola fide"),[125] a vida eterna após a morte, a infalibilidade da Bíblia, escrita por homens divinamente inspirados por Deus, a existência do céu, do inferno e o Juízo Final, o batismo na águas por imersão, a cura divina, o batismo pelo Espírito Santo, os Dons do Espírito Santo, a Ceia do Senhor, o dízimo, as ofertas voluntárias e a prosperidade. Finalmente, para a IURD, a "Igreja" é a união universal de todos os cristãos fiéis.[27]
A igreja também utiliza a chamada "imposição de mãos" na hora da libertação e é contra a veneração de imagens.[126] [127]
Estas doutrinas são semelhantes às de muitas outras instituições pentecostais, exceto pela ênfase dada à teologia da prosperidade.[27] Esta teologia afirma que a bênção é alcançada não apenas com a fé, mas também é preciso fazer os sacrifícios, que são os dízimos e as ofertas.[16] Um dos pontos mais enfatizados pela igreja é também o chamado nascer de novo. A doutrina da IURD ensina que, quando uma pessoa nasce novamente em Cristo, torna-se uma nova criatura, que "tudo se faz novo".[13] Estudos apontam que a IURD foi a maior representante dessa teologia no século 20 no Brasil.[128]
Os testemunhos também fazem parte da doutrina da IURD e são usados principalmente para fins de divulgações nos veículos de mídia da instituição.[129] O público alvo são pessoas que estão sendo atormentadas por algum tipo de problema, de preferência aquelas das classes média e baixa, e que buscam de alguma forma de tornar a vida mais tranquila. Os casos são relatados pelos próprios membros que frequentam os templos. Os problemas que eles relatam sofrerem antes de frequentarem a IURD são de vários tipos, como o fim de alucinações e delírios, o vício em diversos tipos de drogas, a restauração de laços familiares, relatos sentimentais e, principalmente, de um reencontro de um "sentido da vida". O pastor em seguida convida pessoas que passam por estes tipos de experiência a comparecer a algum templo da IURD para começar sua caminhada de libertação espiritual.[130] A igreja se autodenomina como "Centro de Ajuda Espiritual", onde seu objetivo é buscar pessoas insatisfeitas e tentar atraí-las com suas doutrinas e ensinamentos espirituais.[16]

Ministros e a Bíblia
Com os pastores e bispos, a IURD mantém uma rígida organização e conduta, que segundo palavras de Edir Macedo "é parecido com um regime militar",[131] e segundo ela, não podem pecar, ter um carro, dinheiro, descanso, moradia própria, lazer, acumular bens, com exceção de suas roupas e seu cônjuge.[132] [133] Há também um rodízio de transferências dos pastores e bispos nas igrejas. "Eles vão só com a esposa numa mão e a mala na outra", diz Edir no livro Nada a Perder 3.[134]
No Brasil, a IURD usa a Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida, na versão revista e atualizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, ou sua tradução própria, de 2009, coordenada pela Unipro a partir da Reina-Valera (1997), da Sociedad Bíblica Intercontinental,[135] [136] . Por isto, elas não contêm os sete livros deuterocanônicos, considerados apócrifos pelos protestantes, e que estão presentes na versão da Bíblia católica: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.[137]

Ritos, propósitos e festivais
O logotipo da igreja — uma pomba branca dentro de um coração vermelho — significa a presença do Espírito Santo no coração das pessoas.[138] A IURD apresenta seus símbolos nas fachadas e nos interiores dos templos. Antigamente era mais comum a imagem de duas mãos juntas em oração e, hoje em dia, há outras imagens, inclusive o logotipo, um candelabro judaico (menorá) ou ainda uma cruz.
Dois slogans são predominantes nas mensagens da Universal, "Jesus Cristo é o Senhor" e "Pare de Sofrer".[69] [138] O primeiro foi uma escolha do bispo Macedo por ser diferente dos slogans utilizados por outras denominações evangélicas da época, como a Nova Vida e a Cruzada do Caminho Eterno, que traziam na fachada de seus templos o nome de Deus e ao lado do nome do fundador. Segundo Edir, esta glória dupla, uma para Deus e outra para o homem, lhe provocava náuseas e, por isso, o slogan de sua igreja tinha que ser algo que representasse o movimento de fé em uma simples frase em que todos acreditassem.[139]
Aos domingos e quartas-feiras ocorrem as reuniões principais entre os fiéis, voltadas à salvação da alma e à busca do Espírito Santo. A sessão da segunda-feira é chamada de "congresso para o sucesso" e dedicada à prosperidade financeira; a de quinta-feira a "terapia do amor", com orientações sobre vida sentimental; finalmente, às sextas e terças-feiras ocorrem os "cultos da libertação" — mais conhecidos como "sessões do descarrego" — cujo objetivo é libertar as pessoas dos demônios, entre eles outros demônios que, segundo os pastores da IURD, são oriundos de religiões de origem afro-brasileiras. O sábado é reservado ao "jejum das causas impossíveis", destinado àqueles que são confrontados com problemas impossíveis resolver ou conquistar.[140]
A IURD também realiza ocasionalmente o chamado "Jejum de Daniel", que é a abstenção de toda informação que não seja proveniente da instituição por 21 dias, com o objetivo de realizar uma "faxina espiritual" e "fortalecer o espírito". "Durante o jejum, o Espírito do Senhor descerá sobre todos os participantes sinceros", escreveu o bispo Macedo em seu blog oficial. As pessoas são convocadas a assistir à TV Universal e a acessarem o site da organização.[141] [142] A igreja realiza anualmente, entre as mulheres, a Festa do Purim e a Festa dos Tabernáculos, ambas de tradição judaica (Purim e a Sucot, respectivamente).[143] [144]

Santa Ceia do Senhor
A Santa Ceia é uma celebração realizada em memória do sacrifício realizado por Jesus para estabelecer uma nova aliança entre o homem e Deus através de seu sangue derramado no Calvário para a remissão dos pecados de seus escolhidos.[145]
Na IURD, este rito é realizado com o pão e suco de uva representando o corpo e o sangue de Jesus. No cristianismo, os filhos de Israel selaram sua aliança com Deus através do sangue dos novilhos sacrificados, que foi aspergido sobre o povo por Moisés,[146] então, Jesus propôs na Última Ceia uma nova aliança através de seu sangue representado pelo cálice com o fruto da videira.[147]
Segundo a Universal, com base no capítulo 11 da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, quem decide se está apto ou não para participar da Santa Ceia é a própria pessoa, mas também que a abstenção representa a rejeição da comunhão com o Espírito Santo. Ao participar, o fiel deverá abandonar seus pecados e seguir os mandamentos para não quebrar o pacto com Deus e não atrair maldição sobre si.[148]
Toda virada de ano, a IURD realiza uma reunião em que as pessoas participam da Santa Ceia. Segundo Edir Macedo, "é uma oportunidade para os escravos do pecado se libertarem e começarem uma nova vida".[149]

Fogueira Santa de Israel
A IURD realiza semestralmente uma campanha mundial denominada "Fogueira Santa de Israel" em todos os seus templos com o objetivo de relembrar seus membros da importância do sacrifício. Baseada nos sacrifícios judaicos ("korban"), a Universal interpreta que as ofertas — com exceção da oferta pela expiação de pecados, já oferecida por Jesus — aproximam o homem de Deus.[150] Porém, os sacrifícios na Igreja Universal não são animais e sim a oferta do valor monetário equivalente. Segundo a interpretação da IURD da teologia da prosperidade, a Fogueira Santa de Israel é a maior oportunidade concedida aos seus adeptos de conquistarem bênçãos materiais e espirituais. Durante as reuniões, prega-se que a realização de sacrifícios considerados reais e verdadeiros, diferentes, portanto, das ofertas, pode resultar na realização de sonhos antes impossíveis. Estes sacrifícios são considerados atos de renunciar voluntária em troca de algo de maior valor. Durante o evento, além da renúncia monetária, ocorre também a orientação espiritual dos fieis, com os jejuns e orações durante as madrugadas. Em sua doutrina, a IURD utiliza exemplos de pessoas que se sacrificaram a Deus e obtiveram resultados segundo a Bíblia, como Moisés, Gideão, Abraão, Elias e Jesus.[151]
Os sacrifícios são oferecidos em dinheiro e entregues diretamente no altar em data especificada pelos pastores.[152] Durante a Fogueira Santa, são reproduzidos vários testemunhos de fiéis que obtiveram bênçãos depois de realizar sacrifícios em eventos anteriores.[153] Os pedidos, segundo a Univesal, são queimados e enviados a Israel por bispos e pastores da igreja.[154]

Dízimos e ofertas
Entre as práticas mais criticadas da Igreja Universal estão a cobrança do dízimo, que significa "a décima parte", e da oferta. No livro "O Bispo", Edir Macedo afirma que "a pessoa que der tudo à igreja receberá tudo de Deus", uma relação que, segundo ele, "é inevitável...é um toma lá, dá cá". Macedo continua afirmando tratar-se de uma questão de lógica, pois se uma pessoa for a um culto, for explorada e não receber nenhum benefício em contrapartida, nunca mais voltará para ser explorada novamente. A igreja, diz Edir, "cresce por que o povo é beneficiado, caso contrário, a IURD jamais seria o que é hoje".[155]
Durante os cultos, a passagens na Bíblia sobre dízimos e ofertas são constantemente repetidas, principalmente «Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida» (Malaquias 3:10). Para a Universal, dízimo não é somente o dinheiro, mas também um sinal da fidelidade, da fé e do amor incondicional do homem para com Deus. Os fieis acreditam também que, sendo dizimistas, Deus lhes promete, pelo dízimo, repreender o demônio característico da miséria chamado de "espírito devorador".[156] [157] [158]
O bispo Edir Macedo afirma ainda que os dízimos e ofertas são investimentos repassados à IURD e são oferecidos pelas pessoas para ajudar a si próprias e não a IURD. A Universal alega que nunca recebe patrimônio algum oriundo de heranças como ocorre na Igreja Católica. Os recursos provenientes dos dízimos e das ofertas seriam utilizados para pagar as despesas da igreja, entre eles a manutenção dos templos, programas de rádio e televisão, folha de pagamento dos funcionários, aluguéis, ajuda de custo aos pastores e bispos, entre outros gastos.[155]
As movimentações financeiras de valores oriundos dos dízimos e das ofertas são controladas com rigidez para que o saldo se mantenha sempre positivo, evitando que a instituição seja obrigada a bancos ou corte de gastos. Os bispos e pastores de jurisdição nacional administram as contas das igrejas e gerem estes recursos. Os obreiros e pastores fiscalizam as atitudes dos responsáveis e recebem denúncias sobre atitudes suspeitas. Os investimentos de valores menores são decididos pelos próprios bispos locais enquanto que os estratégicos ou de grandes valores são decididos pelo próprio Edir Macedo e pelos bispos da alta hierarquia.[155]
Segundo uma pesquisa realizada em 1994, a Universal arrecada mais do que outras denominações protestantes, especialmente a Assembleia de Deus. Segundo Ricardo Mariano, uma pesquisa apontou que, num determinado mês de 1994, os adeptos da IURD ofertavam mais e em maior proporção do que os da Assembleia: 27% dos fiéis da IURD fizeram doações que ultrapassaram o valor do dízimo contra apenas 14% dos assembleianos; 17% dos seguidores da Universal doaram quantias menores que o dízimo contra 25% da Assembleia; 24% dos primeiros não deram contribuição alguma contra 33% dos últimos; houve empate apenas entre os que doaram um valor equivalente ao dízimo: 24% e 23%, respectivamente. Mariano afirma que eficácia da arrecadação se deve, na maioria das vezes, a agressividade, insistência e incomparável habilidade persuasiva dos pastores da Universal.[27]

Evangelização e trabalhos sociais
Projetos sociais
Além do trabalho evangélico, a Igreja Universal realiza obras de cunho social e assistencial nos países onde atua, principalmente no Brasil, na África e Ásia.[5] Entre eles estão o "Grupo Jovem" e a Associação Beneficente Cristã (ABC), uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1994 sob o lema "Caridade não tem Religião", responsável pela distribuição de alimentos e atividades de serviço social, saúde e cidadania sustentada sobretudo pela contribuição de membros da IURD.[5] Os "Anjos da Madrugada" são voluntários que ajudam distribuindo cobertores e agasalhos, proveem ajuda espiritual a quem necessita e realizam visitas à Fundação CASA, a comunidades carentes e outros locais carentes.[159] Destaca-se ainda o "Jovem Nota 10", que prepara adolescentes para o mercado de trabalho, o "Gente da Comunidade", com a Escola Bíblica Infantojuvenil (E.B.I.), para crianças de até 10 anos, e o TF Teen, para adolescentes de 11 a 14 anos.[160] [161] O projeto "Dose Mais Forte", de combate ao consumo de drogas, provê acompanhamento durante a recuperação de viciados, principalmente na cidade de São Paulo. Finalmente, há o "Sule" ("Supletivo Universal Ler e Escrever"), criado em 1998 e destinado à alfabetização de pessoas carentes de todas as idades, e o projeto "Força Jovem Brasil", voltado para público jovem provendo educação, cultura e atividades desportivas.[5] [162] O "Se liga 16" é um grupo da Força Jovem Universal cujo objetivo é levar aos adolescentes com mais de 16 anos, bem como aos adultos, o conhecimento de seus direitos como os direitos humanos, do consumidor, informações sobre as leis trabalhistas e deveres como cidadãos.[163] Eles também fazem palestras, trabalhos sociais, visitas em orfanatos, entre outros.
A IURD mantém a Sociedade Pestalozzi de São Paulo desde 1992, uma instituição que cuida de crianças e adolescentes com deficiência intelectual.[164] [165]

Fazenda Nova Canaã
A Fazenda Nova Canaã (FNC), também chamada de "Projeto Nordeste", está localizada em Irecê, na Bahia, e é financiada pela IURD em parceria com empresas privadas, empregando mais de 100 pessoas.[166] . O projeto consiste em um grupo de fazendas que tem como objetivo diminuir o sofrimento das vítimas da seca no sertão da região nordeste do Brasil através de soluções regionais para as principais causas do subdesenvolvimento da região. A FNC foi uma iniciativa do bispo Marcelo Crivella, que incentivou várias pessoas a arrecadar mantimentos e roupas principalmente entre os fiéis da Universal em 1999 através da Rede Record. Ele próprio doou seus direitos sobre o álbum de estúdio "O Mensageiro da Solidariedade", que vendeu mais de 1,4 milhão de cópias, para o projeto, arrecadando mais de 5 milhões de reais.[167]
Irecê foi escolhida pelo seu baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), inferior à média nacional e estadual. A FNC controla 450 hectares na região, às margens da rodovia BA-052, e pratica ali uma agricultura moderna, intensiva e mecanizada. A terra é irrigada por um sistema de gotejamento, levando água através de mais de 550 km de mangueiras. Há bombas israelenses que captam as impurezas, distribuem a água e irrigam uma área equivalente a cem campos de futebol. A água, escassa na região, é captada no subsolo através de poços artesianos e armazenada em dois reservatórios com capacidade para sete milhões de litros cada. Além disso, criam-se ali 300 cabeças de gado de corte e leiteiro, grande parte consumida no próprio local.[166]
O Centro Educacional Betel (CEB) é uma escola criada para atender as crianças carentes de Irecê, com cerca de 520 alunos em 2005. As crianças estudam em tempo integral, recebendo três refeições diárias, material escolar, uniformes, cuidados higiênicos e assistência médica gratuita. A FNC fornece ainda tratamento médico para os doentes da cidade baiana, mantendo um mini-hospital e uma drogaria para a população, além de prestar atendimento odontológico e oftalmológico. Uma padaria dentro da FNC fabrica quatro mil pães diários, metade disso consumido internamente e o restante doado para a população.[166]

Ações sociais no Brasil
Em 2008, a Universal se mobilizou para ajudar os atingidos das enchentes de Santa Catarina através de doações de fiéis em todos os templos do estado, que se transformaram em pontos de entrega de mantimentos não perecíveis, de arrecadação de roupas, produtos de higiene e outras doações. Pastores, obreiros e membros se encarregaram no trabalho voluntário.
Durante as enchentes e deslizamentos de terra no Rio de Janeiro em 2011, a IURD também participou dos trabalhos humanitários.[170] arrecadando mais de 32 toneladas de donativos para as vítimas.[171]
Na tragédia da boate Kiss ocorrida em Santa Maria, em 2013, voluntários do Grupo Jovem ajudaram as vítimas do incêndio. Na ocasião, o jornalista William Bonner entrevistou um representante do grupo da IURD para o Jornal Nacional da Rede Globo, mas as imagens não foram ao ar.[172] [173]
Em janeiro de 2014, as unidades da IURD do Rio de Janeiro e São Paulo organizaram doações para as vítimas das enchentes em Minas Gerais e Espírito Santo. Em São Paulo, foram arrecadados cerca de 640 toneladas de alimentos e no Rio de Janeiro, 100 toneladas de alimentos.[174]

Ações fora do Brasil
A IURD mantém trabalhos sociais na África, atuando principalmente na distribuição de alimentos e de preservativos.[175] No Japão, ajudou seus membros após o Sismo e tsunami de Tohoku de 2011.[176] Em Portugal, o "Lar Universal", fundado em 2003 em Lisboa, cuida de idosos provendo espaço para atividades físicas e recreação, além de uma equipe de médicos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais.[177]
Também em Portugal, a IURD promoveu a "Caminhada da paz", uma passeata com membros da igreja a fim de promover a "Palavra de Deus".[178] O Grupo Calebe, no Japão, oferece apoio, orientações e palestras para pessoas com mais de sessenta anos.[179]

Evangelismo eletrônico
A IURD investe no evangelismo eletrônico para lutar contra o que ela chama de "todos os males", combatendo doenças, maldições, depressão, insônia, a violência e o medo, "em nome de Jesus". Ela acredita que moradores dos grandes centros urbanos cada vez mais se valem da mídia eletrônica para fazer companhia, para diminuir angústias e aplacar a solidão.[1] Consoante a esta visão, a A Universal é a igreja que mais ocupa espaço na televisão brasileira, seja como proprietária de emissoras ou como produtora e difusora de programas de tele-evangelismo.[27] Nestes programas são transmitidos principalmente os testemunhos e promessas de bênçãos, mas também canções de artistas evangélicos contratadas pela Line Records, a gravadora da igreja, além de mensagens dos pastores e do bispo Macedo ("Mensagem Amiga"). Segundo um estudo elaborado pelo autor Ricardo Mariano, estes programas cumprem o papel de "desancar" as religiões classificadas como ineficientes pela IURD e que seriam, segundo sua doutrina, "demoníacas e culpadas" pelas enfermidades vividas pelos convertidos antes de sua doutrinação, moastrando aos telespectadores e ouvintes o "poder da igreja de supostamente derrotar os demônios e os males por eles causados, pondo um fim aos problemas espirituais e financeiros que atingem os seres humanos".[27]
Ricardo Mariano defende que, diferentemente de outras igrejas cujos programas priorizam o ensino de suas doutrinas ou a difusão de sermões e pregações teológicas, a Igreja Universal mostra o suposto "poder transformador de Deus na vida das pessoas", exibindo, através de testemunhos, curas, milagres, bênçãos e intervenções divinas de todo tipo. O evangelismo eletrônico cumpre a missão de convidar constantemente os ouvintes a comparecerem aos templos, eventos e campanhas que a igreja promove. Desta forma, segundo Mariano, a IURD almeja atrair os telespectadores e ouvintes para os cultos, onde poderão ser efetivamente convencidos de que precisam ser libertados de poderes demoníacos e que precisam ter um encontro com Deus. O objetivo final é garantir que compreendam que a condição necessária para assegurar a salvação eterna é obedecer a palavra de Deus (Bíblia) permanecendo na igreja.[27]

Controvérsias
Em 1992, o Ministério Público denunciou o líder da Universal por "delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular".[25] Macedo ficou detido por onze dias, depois foi solto e livrou-se das acusações.[180] [181] A foto de Macedo na prisão virou capa de sua biografia autorizada O Bispo – A História Revelada de Edir Macedo, lançada em 2007.[5] Todas as acusações contra Edir Macedo, isso desde 1992, foram arquivadas por falta de provas, segundo o advogado Arthur Lavigne. Lavigne questionou uma suposta divergência nos dados da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Houve também denúncias arquivadas no Supremo Tribunal Federal. Para ele, "estas acusações criminosas nem merecem resposta".[182]
Em 1992, a Universal foi excluída da Aliança Evangélica Portuguesa. Desde 1995, a Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (Ferede) não reconhece a Universal como evangélica. Em 1997, a Câmara dos Representantes da Bélgica a descreveu como uma "associação criminosa, cujo único objetivo é o enriquecimento... uma forma extrema de mercantilismo da fé". Em Luxemburgo, recaiu sobre a igreja a suspeita de que "está envolvida em lavagem de dinheiro".[183] [184]
A Universal teve algumas controvérsias com o ex-bispo e atual fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago. A Rede Record e a Folha Universal publicaram uma reportagem denunciando a compra de fazendas na região do Pantanal brasileiro, em que Santiago teria feito com dinheiro dos fiéis da Mundial.[185] [186] Valdemiro criticou os recursos provenientes dos dízimos e ofertas de fiéis que a Universal repassaria à Rede Record.[187] Segundo o jornal Folha de S.Paulo, há uma estimativa que 30% dos frequentadores da Igreja Mundial vieram da Universal. Neste número, conta-se também os pastores que foram atraídos para a Mundial.[188]
Em 1998, o telhado da Universal desabou em Osasco, deixando 24 pessoas mortas e mais de 467 feridas.[189] Em 2013, na Angola, a Universal se manteve fechada por 70 dias em 230 templos e 500 mil fiéis ficaram proibidos de frequentar a igreja, por conta da morte de treze pessoas na "Vigília do Dia do Fim". A reunião foi feita no Estádio da Cidadela e as autoridades alegam que no momento do acidente o estádio estava com superlotação, estimada em mais de 150 pessoas do ideal, que era de no máximo 30 mil. Houve também a detenção de pastores da Universal na Angola. O motivo do fechamento dos templos foi a alegação que a Universal estava em situação irregular. Em contrapartida, em nota oficial, a Universal afirmou que estava em situação regular e está dando apoio a todas as investigações e às vítimas.[190] [191] No final de março, o governo autorizou as retomadas das atividades na Angola.[192] Somente a Universal pode operar desde então, todas as outras igrejas evangélicas brasileiras continuavam fechadas. De acordo com o sociólogo Ricardo Mariano da PUC-RS, a Angola é terreno fértil para a Universal, que tem lá a TV Record, jornal, templos e conexões políticas, e por isso deve ter conseguido a reserva de mercado. Em comunicado da Universal à Folha Online, "Com referência à retomada de nossas atividades e às normas de funcionamento impostas pelo governo de Angola, informamos que a Universal respeita as decisões das autoridades de Estado".[193]
Segundo a Receita Federal, a IURD arrecada aproximadamente um bilhão e quatrocentos milhões de reais por ano. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, a Igreja Universal tem imunidade fiscal ao recolhimento do Imposto de Renda, portanto os recursos arrecadados pela igreja, como o dízimo, não tributados, deveriam ser usados em obras assistenciais, por isso, a Universal tem sido alvo de investigação.[196] De acordo com a Promotoria, valores obtidos dos fiéis da Universal foram remetidos para empresas no Brasil e depois para companhias com sede nas Ilhas Cayman.[197] Em 2010, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), anulou todas as acusações feita pelo Ministério Público contra a Universal e seus representantes, considerando ilegal a investigação conduzida pelos promotores do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado.[198] Porém, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, acolheu a denúncia da Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo e restabeleceu um pedido de auxílio direto, encaminhado à Promotoria de Nova York para rastreamento de dados bancários e fiscais da Universal nos Estados Unidos. Os advogados da igreja ingressaram com mandado de segurança, acolhido pela presidência do TJ, que tornou sem efeito o acordo sob argumento de que tal medida deveria ter respaldo e autorização judicial no Brasil, porque envolve quebra de sigilo.[199]
Uma publicação no site do jornal espanhol El País sobre o templo em 2 de agosto de 2014 afirmou que os fiéis da IURD seriam obrigados a doar 10% de seus salários, o Bispo Edir Macedo se apropria de doações de fiéis para enriquecimento pessoal e que Universal praticava o “comércio de bênçãos”. Em dezembro de mesmo ano, a justiça espanhola obrigou o jornal El País a publicar uma retratação em favor da Igreja negando todas as acusações feita pelo periódico.[200] [201]

Prisão do bispo Macedo em 1992
"Convenço-me sobre os nefastos e malsinados efeitos que redundam na eventual liberdade do agente, propagando-se a doutrina e contando com a colaboração de massas enfileiradas de pessoas incautas e incultas, com o propósito notadamente mercantilista".
—Justificativa do juiz Henrique Abraão.[202]
Em 1992, após um culto de domingo na antiga catedral da Universal no bairro de Santo Amaro em São Paulo, várias viaturas da Polícia Civil cercaram o carro de Edir e o levaram ao 91º Distrito Policial no distrito da Vila Leopoldina [203] . Ele foi acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo.[25] [204]
Houve várias tentativas por parte dos advogados, Campos Machado e o ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, para pedir habeas corpus. Eles diziam que a cadeia era uma medida "violenta e inconstitucional, sem nenhuma justificativa, mesmo porque, se o bispo for condenado, terá direito a prisão domiciliar, pois é primário e tem bons antecedentes". Após a prisão, artistas e políticos argumentaram em favor de Macedo, entre eles o ex-presidente Lula e o jogador de futebol Pelé.[204] [205] [206]
— ex-presidente Lula em seu pronunciamento.[204]
Outros políticos brasileiros de esquerda uniram-se na crítica à decisão da Justiça. Aloysio Nunes Ferreira, até então deputado federal pelo PSDB, também visitou a cadeia onde Macedo estava preso. "É pura violência, pura perseguição. Tem meu maior repúdio", diz Nunes. O primeiro pedido para soltar Edir Macedo foi negado. Várias pessoas passaram a noite na porta do 91º DP. Sete dias após, a delegada de plantão Sílvia Souza Cavalcanti viu a indignação dos manifestantes e pediu ao bispo que ele gravasse uma mensagem para a rádio para acalmar as pessoas: "Só peço às pessoas que fazem parte desta família Universal do Reino de Deus que orem e façam jejum para que venhamos a sair daqui o mais rápido possível. Que Deus, no tempo certo, venha nos livrar e possamos então comungar juntos a fé cristã. Eu quero agradecer o carinho de todos nestes momentos difíceis. Conto com a oração de cada um. Muito obrigado", diz o bispo.[204] Edir Macedo ficou preso por 11 dias, mas livrou-se das acusações. Anos depois, a foto de Edir Macedo na prisão ilustrou sua biografia: "O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo", lançada em 2007.[204]
Em seu livro “Nada a Perder”, Edir Macedo responsabiliza a Igreja Católica pela sua detenção. Para reforçar a tese de que foi vítima de uma conspiração do Vaticano, ele conta ter visto um "homem de batina" fazendo anotações durante seu depoimento ao juiz que havia decretado sua prisão.[207] O juiz Carlos Henrique Abraão disse a Edir se, após a prisão dele, havia diminuído o número de pessoas frequentando a Universal. Macedo respondeu que não. O segundo pedido de habeas corpus também foi negado.[204]
Em 1992, vários fiéis ficaram em frente ao Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com frases "Queremos Justiça!". Dias depois eram mais de 3 mil. As pessoas que lá estavam oraram e cantaram. Dentro do prédio, mais de trezentos pastores das mais de 30 outras denominações evangélicas, pediam que Edir Macedo fosse liberto. Foi feito um abaixo-assinado exigindo respeito à Constituição brasileira, que garante liberdade religiosa.[204] O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou o terceiro pedido de libertação ao bispo. Em plenário, Thomaz Bastos disse que não havia base para manter a prisão. O advogado recorreu a quatro justificativas para acabar com a prisão provisória: o bispo Macedo tinha bons antecedentes, residência fixa, família e não havia se recusado, em nenhum instante, a dar esclarecimentos sobre as acusações. A discussão durou quinze minutos. Os desembargadores decidiram por 3 votos a zero a libertação do bispo.[204]
"Estamos diante de um caso em que vão entrar em jogo princípios extremamente importantes, como a intolerância, o preconceito, o conflito entre as religiões, o princípio da liberdade de culto. Questões fundamentais para que o Brasil construa realmente um regime democrático", disse Thomaz Bastos após a libertação de Macedo.[204]

Controvérsias sobre intolerância religiosa
Religiões afro-brasileiras
A Universal teve algumas polêmicas com outros grupos religiosos, em especial as religiões da cultura afro-brasileira como o candomblé e a umbanda. Edir Macedo e outros pastores da Universal já foram acusados de intolerância.[208] Em 2005, a Justiça brasileira determinou a retirada de circulação de todos os exemplares do livro Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, de autoria de Macedo, por conta, segundo a juíza Nair Cristina de Castro, de seu teor preconceituoso,[209] [210] mas um ano depois, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, liberou a venda com a justificativa de que a proibição contraria o princípio da liberdade de expressão, garantido pela Constituição Federal brasileira.[211]
Em 2003, após realizarem críticas ao candomblé no programa Ponto de Luz, exibido pela TV Record de Salvador, o bispo Sérgio Santos Correa e os pastores Gilberto Muniz Pereira e Marco Aurélio Trindade foram denunciados por discriminação religiosa pelo Ministério Público da Bahia. No programa, uma suposta ex-mãe-de-santo, afirmou ter feito um "trabalho" de macumba para matar um desafeto e este, conforme a mulher, teria morrido. Vários praticantes do candomblé declararam que tiveram terreiros atacados por evangélicos e acusaram a Universal de incitar esses atos.[181]
Em 2008, a Universal sofreu acusações do STJ devido a um processo de herdeiros da ialorixá baiana Gildásia dos Santos por intolerância religiosa. A Universal pagou mais de cento e quarenta e cinco mil reais, sendo vinte mil e setecentos para cada um. O processo foi por conta de uma publicação do jornal Folha Universal intitulada "Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes".[212]
Segundo a estudiosa Patrícia Birman, a Universal está na frente do processo de preconceito religioso, com o objetivo de conquistar novos membros. No livro Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, Edir Macedo afirma que todos os males, doenças, misérias, entre outros são causados pelos supostos "demônios" que as religiões afro-brasileiras cultuam. A Universal afirma que a umbanda, quimbanda, candomblé e o espiritismo geralmente são os principais meios de atuação dos demônios, principalmente no Brasil. Ricardo Mariano, no livro Neopentecostalismo: os Pentecostais estão Mudando, publicado em 1995, diz que a doutrina contrária à crenças pagãs tornou-se um dos principais pilares da denominação evangélica. Os centros são uma "morada de demônios"; seus deuses são classificados como "espíritos malignos", seus cultos são "rituais do demônio"; seus líderes religiosos "serviçais do diabo"; seus fiéis e clientes "pessoas ignorantes que caíram na armadilha de Satanás". A igreja faz o processo de libertação dos seus fiéis, o chamado exorcismo, só para assim, alcançarem os milagres.[213]
Apesar disso, a relação privilegiada da Universal com o governo brasileiro e o Itamaraty convenceu alguns líderes políticos africanos a darem uma liberdade para a Universal, inclusive sendo a única igreja evangélica que pode operar na Angola, junto com o candomblé e a Igreja Católica.[214]

Igreja Católica
A Universal apresenta um grande contraste com a Igreja Católica,[215] tendo discordâncias nas doutrinas[216] e seu fundador Edir Macedo, já declarou que "a Igreja Católica é uma desgraça para o Terceiro Mundo" e que o Papa é "exclusivamente um político".[216] Esse enfrentamento se manifestou de diversas formas, até mesmo em disputas eleitorais.[217]
Em 12 de outubro de 1995, data em que os católicos celebram Nossa Senhora Aparecida, o então bispo da Igreja Universal Sérgio Von Helde chutou e deu socos em uma imagem da santa, durante os programas "Despertar da Fé" e "Palavra da Vida", da Rede Record.[181] Edir Macedo disse que a atitude do chute na imagem foi um erro, o maior erro da instituição. Após esses acontecimentos, Macedo entrou na programação de rádio e televisão pedindo desculpas pelas atitudes de Sérgio. Várias queixas em delegacias e fóruns foram feitas contra Von Helde. Essa atitude atrasou o trabalho da Universal em 10 anos, segundo Macedo. A Rede Record sofreu vários cancelamentos de contratos e membros no México e na Espanha diminuíram consideravelmente. Esse episódio foi interpretado como ultraje à Igreja Católica e a outras religiões. Obreiros foram proibidos de andar com o uniforme na rua e vários membros foram expulsos de suas casas. Em 2006, Sérgio foi punido pela instituição após ter maltratado outros pastores em Nova York, logo depois ele pediu que saísse do cargo.[218]
A igreja teve controvérsia com o Vaticano sobre a distribuição de preservativos. A Universal é favorável ao uso de camisinhas e outros métodos de prevenção, e tem trabalhado principalmente no continente africano, onde o número de infectados pela AIDS é grande. "Nós não podemos evitar que as pessoas tenham relações sexuais, distribuindo camisinhas, estamos fazendo um trabalho social, a legalização do aborto vem sendo abordada de forma ainda mais aberta.", diz Edir Macedo.[219] [220]
Em outubro de 1991, foi feita uma concentração do Papa João Paulo 2º no qual reuniu 130 mil pessoas na Basílica Nacional de Aparecida. A igreja Universal reuniu mais de 200 mil no Maracanã (maior estádio do mundo na época) dias antes da chegada do pontífice ao Brasil. No seu livro Nada a Perder 2, Macedo afirma que foi pressionado por autoridades de Brasília para que fosse cancelado o evento.



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