A
Igreja Metodista é a principal expoente do metodismo, religião de fé cristã
protestante, presente na maioria dos paíseslusófonos.
O
Metodismo é de origem inglesa, organizado pelo reverendo inglês John Wesley que
enfatizou o estudo metódico da Bíblia, e busca a relação pessoal entre o
indivíduo e Deus. Iniciou-se com a adesão de egressos da Igreja Anglicana e da
Presbiteriana, bem como de dissidentes da Igreja Episcopal Americana.
Em
1784 John Wesley respondeu à falta de pregadores nas colônias (devido à Guerra
Revolucionária Americana) ordenando alguns para a América, com o poder de
ministrar sacramentos. Esta foi uma das principais razões para a separação
final do Metodismo da Igreja da Inglaterra após a morte de Wesley. Esta separação
criou, em nível mundial, uma série de denominações de igrejas "do"
Metodismo. A influência de George Whitefield sobre a Igreja da Inglaterra
também foi um fator na fundação da Igreja Metodista da Inglaterra em 1844.
Através de atividades missionárias vigorosas o Metodismo se espalhou por todo o
Império Britânico, o que se deu principalmente através da pregação de
Whitefield durante o que os historiadores chamam de Primeiro Grande Despertar
(na América colonial). Após a morte de Whitefield em 1770 o Metodismo americano
entrou em uma fase Wesleyana e Arminiana mais duradoura de desenvolvimento.
História
do metodismo no Brasil
Primeira missão
Em
1835 o Reverendo Foutain Elliot Pitts foi enviado pela Igreja Metodista
Episcopal, dos Estados Unidos, com a missão de avaliar as possibilidades do
estabelecimento de uma missão metodista nas terras brasileiras. Chegando ao
país com uma carta de recomendação do então presidente americano Andrew
Jackson, o Rev. Pitts desembarca no Rio de Janeiro. Mais tarde em 1836 e 1837,
foram enviados o Rev. Justin Spaulding e Rev. Daniel Parish Kidder, com suas
respectivas famílias, para compor a missão. Porém, essa missão é encerrada em
1841 por falta de recursos.[5]
Missão da Igreja Metodista Episcopal do
Sul
Com a
divisão causada nos Estados Unidos durante a Guerra Civil, a Igreja Metodista
Episcopal também se dividiu, no sul, foi criada a a Igreja Metodista Episcopal
do Sul e no Norte, os metodistas continuaram com o mesmo nome de antes da
guerra.
Junius
Estaham Newman, foi o primeiro pastor a se fixar permanentemente no Brasil.
"J. E. Newman, recomendado para a Junta de Missões para trabalhar na
América Central ou Brasil": essa foi a nomeação que ele recebeu em 1866,
na Conferência Anual. Após ter servido durante a Guerra Civil Americana, como
capelão às tropas do Sul, observou que muitos metodistas do Sul emigraram para
as Américas do Sul e Central e acompanhou-os.
A
Guerra deixou endividada a Junta, sem possibilidade de enviar obreiros para
qualquer local. Newman financiou sua própria vinda ao Brasil, com suas modestas
economias. Chegou ao Rio de Janeiro, Niterói, em Agosto de 1867, mas fixou
residência em Saltinho, cidade próxima a Santa Bárbara d'Oeste, província de
São Paulo. Desde 1869, pregou aos colonos, mas, dois anos mais tarde, no
terceiro domingo de Agosto, organizou o "Circuito de Santa Bárbara".
O
primeiro salão de culto – antes era uma venda – foi uma pequena casa, coberta
de sapé e de chão batido. Newman trabalhava com os colonos norte-americanos e
pregava em inglês. Um dos motivos da demora de Newman em organizar uma paróquia
metodista, é que ele pregava, principalmente para metodistas, batistas,
presbiterianos e a todos que desejassem ouvir sua mensagem, pensando ser mais
sábio unir os "ouvintes" em uma única igreja, sem placa
denominacional. Mas depois, todas as denominações organizaram-se em igrejas, de
acordo com sua origem eclesiástica nos EUA. Newman insistiu, através de suas
cartas, para que os metodistas norte-americanos abrissem uma missão em nosso
país.
Em
1876, a Junta de Missões da Igreja Metodista Episcopal Sul, despertada através
da publicação das cartas nos jornais metodistas nos EUA, enviou seu primeiro
obreiro oficial: Rev. John James Ranson. Dedicou-se ao aprendizado do português
para proclamar as boas novas aos brasileiros, sendo o responsável pela criação
da primeira publicação metodista no Brasil, o Methodista Catholico.
J. E.
Newman e sua família mudaram-se para Piracicaba, SP, onde permaneceram entre
1879 e 1880, quando as filhas de Newman, Annie e Mary, organizaram um internato
e externato. O "Colégio Newman" é considerado precursor do Colégio
Piracicabano, hoje Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
A autonomia da Igreja Metodista no Brasil
O
movimento pela autonomia começou por volta de 1910. Diversas manifestações
surgiram entre a liderança clerical e leiga, que buscavam um episcopado mais
próximo do país, anteriormente os Bispos eram americanos e residiam fora do
Brasil, uma constituição própria, regularização dos salários, anteriormente em
dólares, e uma igreja mais nacional. [6]
A
Igreja Metodista tornou-se independente da Igreja Americana em 2 de Setembro de
1930, em São Paulo, na Igreja Metodista Central de São Paulo, onde a Comissão
Constituinte se encontrou em nove sessões, e onde a Constituição promulgada foi
entregue às mãos de Guaracy Silveira. Elegeu-se o primeiro bispo da Igreja,
chamado Willian Tarboux, que era americano. O primeiro bispo brasileiro
metodista foi César Dacorso Filho, eleito em 1934.
História do metodismo em Portugal
A
origem da Igreja Metodista em Portugal resultou do testemunho de dois leigos
ingleses, Thomas Chegwin, em 1854, e James Cassels, dez anos mais tarde. Ambos
foram responsáveis pela iniciação de pequenos grupos no estudo bíblico e na
oração, adoptando o modelo criado por John Wesley no seu sistema de classes.
Em
1868 foi construída a primeira capela Metodista em Vila Nova de Gaia, onde se
celebraram os primeiros batismos infantis e cultos de Sagrada Comunhão. O
crescimento do Metodismo, sob a liderança de Cassels, tornou-se evidente e
sucessivos apelos foram dirigidos à Sociedade Missionária Metodista, de
Londres, solicitando o envio de um missionário para orientar este trabalho. O
pedido acabou por ser atendido e um jovem ministro, Robert Hawkey Moreton, foi
enviado em 1871.
Moreton
era um homem prudente, que só recebia membros após um período de prova
prolongada. Em poucos anos a Igreja Metodista edificava a Igreja Metodista do
Mirante, o seu primeiro lugar de culto na cidade do Porto, e lançava a sua
grande cruzada educacional contra a grande taxa de analfabetismo através da
abertura de Escolas Primárias. Entretanto, foram-se afirmando os futuros
líderes espirituais da Igreja, sendo o Dr. Alfredo Henriques da Silva, que
sucedeu a Moreton, o mais destacado, tendo expandido a obra da Igreja ao longo
dos anos mais favoráveis da I República.
Entre
1920 e 1940, a Igreja Evangélica Metodista Portuguesa atravessou o seu período
de expansão mais frutífero, recrutando membros de todas as classes sociais, aumentando
o número das suas Escolas e confirmando-se como uma das mais dinâmicas e
prestigiadas Igrejas Evangélicas do País. Durante esta era a Igreja editou
várias publicações de boa qualidade espiritual e intelectual, a mais notável
das quais foi o mensário "Portugal Evangélico", que é, ainda, a mais
antiga publicação evangélica portuguesa em circulação.
O
isolamento criado pela Segunda Guerra Mundial, uma ditadura prolongada, a falta
de continuidade de liderança quando Alfredo da Silva começou a envelhecer e o
pequeno número de pastores, originaram uma crise de liderança, que o Sínodo
procurou resolver pedindo uma vez mais, à Sociedade Missionária Metodista,
apoio pastoral. Isto resultou no envio do Rev. Stanley G. Wood e, em 1954, do
Rev. Albert Aspey, que durante 29 anos assumiu a liderança da Igreja. Ao longo
deste tempo floresceram novas áreas de trabalho, o número de ministros
aumentou, a Igreja envolveu-se no movimento ecuménico e, embora forçada a
fechar as suas Escolas Primárias, reorientou os seus programas sociais,
concentrando-os noutras áreas e tipos de serviço à comunidade, tais como
projetos de apoio às crianças e aos idosos.
Em
1984 a Igreja retornou à liderança nacional, quando o Rev. Ireneu da Silva
Cunha foi eleito Superintendente-Geral e Presidente do Sínodo. No ano seguinte
o Sínodo, numa reunião em Aveiro, tomou a decisão de que a Igreja devia
preparar-se para a sua autonomia. Com a aproximação do 125º aniversário da
chegada de Moreton ao Porto, e após uma consulta com a Sociedade Missionária
Metodista, o Sínodo de 1994 deliberou redigir os necessários Estatutos e
Regulamentos, e abordar a Conferência da Igreja Metodista da Grã-Bretanha com
vista a assumir a autonomia como Igreja Evangélica Metodista em 1996
ef>Estatutos da Igreja Evangélica Metodista Portuguesaef>.
As regiões eclesiásticas no Brasil
No
Brasil, as Igrejas Metodistas estão organizadas em Regiões Eclesiásticas:
• 1ª Região: Rio de Janeiro (Catete,
Cascadura, Penha, Jacarépaguá, Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Nova
Iguaçu, Realengo, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Valença, Volta Redonda,
Barra Mansa e Resende).
• 2ª Região: Rio Grande do Sul
• 3ª Região: São Paulo (Região
Metropolitana, litoral, Vale do Paraíba e região de Sorocoba)
• 4ª Região: Minas Gerais e Espírito
Santo
• 5ª Região: Mato Grosso do Sul,
Interior de SP, Triângulo Mineiro mais duas cidades do Sul de Minas Gerais
(Poços de Caldas e Campestre) e Tocantins
• 6ª Região: Santa Catarina e Paraná
• 7ª Região: Rio de Janeiro (Niterói,
São Gonçalo, Itaocara, Pádua, Araruama. Cabo Frio, Macaé, Três Rios, Petrópolis
e Teresópolis).
• 8ª Região: Distrito Federal ,Goias ,
Mato Grosso e Tocantins.
• REMA: Região Missionária da Amazônia
• REMNE: Região Missionária do Nordeste
Metodismo em números
O
Metodismo se faz presente em 130 países, somando 12 milhões de membros.
Atualmente,
a distribuição dos Membros, Igrejas, Congregações e Pontos Missionários no
Brasil é:
• Aprox: 350.000 Membros;
• 630 Igrejas;
• 393 Congregações;
• 508 Pontos Missionários.
Há
outras denominações que se denominam metodistas no país, a saber: a Igreja
Metodista Wesleyana (pentecostal), criada na década de 60 pelo bispo fluminense
Gessé Teixeira de Carvalho, egresso da IMB, e que possui laços com outras
Igrejas metodistas pentecostais, como a do Chile, possuindo hoje mais de 120
mil membros no país (segundo os próprios administradores da denominação), a
Igreja Metodista Ortodoxa e outras, independentes, que não chegam aos 20 mil
membros.
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Metodista
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